Não aceite menos do que você merece
A menopausa é uma fase única e muito especial na vida de cada mulher. Nesse momento, é hora de olhar para dentro e ampliar o autoconhecimento em busca do que há de mais atual e moderno para garantir a melhor qualidade de vida possível!
Por isso, se você, assim como muitas de nós, também já ouviu que “nessa fase é assim mesmo e não tem nada que você possa fazer”, desconfie. Talvez a pessoa que falou isso ainda não tenha tanta informação sobre o assunto, simplesmente, porque antes as mulheres não viviam até a menopausa, então, não dava para estudar sobre o tema. Foi o aumento da expectativa de vida que possibilitou esse novo e maravilhoso conhecimento. E é importante você saber que os cuidados com a saúde nessa fase de nossas vidas estão em constante evolução e que, agora, é a hora de se autovalorizar e de não aceitar nada menos do que o melhor!
Hoje está claro que os sintomas da perimenopausa e da menopausa afetam o bem estar e a qualidade de vida. Mas, muito além disso, são sirenes de um corpo gritando por socorro, demonstrando o caos metabólico causado por deficiências hormonais e nutricionais que levam a grandes desequilíbrios e doenças crônicas que poderiam ser prevenidas.
Os desequilíbrios mais importantes são os que geram processos inflamatórios e oxidativos, com aumento expressivo de radicais livres que provocam o envelhecimento mal sucedido. Por que “mal sucedido”? A gente explica. Esse termo é usado pelos cientistas para dizer envelhecimento com doenças crônicas e perda da autonomia, bem-estar e qualidade de vida.