Descubra-se |

Hormônios, pele, ossos, digestão, coração, metabolismo e etc.

Descubra-se |
Banner principal do post  Por que suplementar?
descubra-se

Por que suplementar?

Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente que suplemento não é medicamento e NUNCA deve substituir uma dieta saudável rica em vegetais, frutas, gorduras boas e proteínas. 

Também conhecidos como “complementos alimentares”, suplementos são compostos feitos à base de nutrientes ou substâncias bioativas (moléculas orgânicas de baixa massa muscular que apresentam uma ampla diversidade química e efeitos diversos sobre organismos vivos, sendo associadas às mudanças em seu comportamento, fisiologia ou metabolismo) normalmente provenientes de plantas, enzimas e probióticos. De fundamental importância para nosso organismo, os nutrientes são considerados matérias-primas para a construção e manutenção da saúde. Os suplementos oferecem ao organismo compostos ativos que otimizam e protegem áreas específicas da saúde e do metabolismo, indo muito além de uma alimentação rica e balanceada. Além disso, por volta dos 40 anos, a digestão e o transporte de nutrientes começam a ficar menos eficientes, fazendo dos suplementos um importante aliado da idade madura. Com o passar dos anos nosso organismo vai sofrendo os efeitos do envelhecimento, aumentando a inflamação silenciosa e o estresse oxidativo que são inerentes a esse processo. O quanto somos capazes de desinflamar e anti-oxidar é que vai definir se teremos um envelhecimento com mais saúde ou não tão saudável como gostaríamos. 

É aí que a suplementação nutricional ganha espaço e importância em todas as fases da vida, sempre junto a um estilo de vida saudável, para garantir a tão sonhada longevidade com saúde. E na perimenopausa, menopausa e pós menopausa, o suplemento tem um papel ainda mais importante porque, nesse período, o organismo feminino perde importantes fatores protetores. O desequilíbrio hormonal desencadeia o dominó do envelhecimento e, por isso, nesse momento é crucial estarmos atentas a cada um dos pilares do estilo de vida saudável. Além de, claro, muita determinação para não deixar o processo te engolir. 

Estudos modernos mostram que no pilar alimentação, podemos contar com esse super aliado que é a suplementação. Isso porque quando adequada para as necessidades do momento, ela não só ajuda a desacelerar os processos do envelhecimento como, também, a minimizar os tão incômodos sintomas dessa fase da vida da mulher.

Afinal, micronutrientes são necessários para todas as reações bioquímicas que garantem a nossa saúde, incluindo (se for o caso) o preparo do nosso organismo para a reposição hormonal. Sim, terapia hormonal e suplementação são complementares. Mas antes de você virar a louca do suplemento e sair comprando tudo o que vê pela frente, lembre-se de duas coisas. Primeiro, consulte seu médico para ver quais são suas reais necessidades e, segundo, mas tão importante quanto, suplemento não faz milagre! Quem acha que basta suplementar para ter uma boa saúde agora ou no futuro, está perdendo tempo e dinheiro. Como o próprio nome diz, suplemento é complemento. Para garantir uma boa saúde em qualquer idade, você, com certeza,  pode contar com toda a tecnologia e benefícios da suplementação, mas antes de tudo precisa ter uma alimentação equilibrada, dormir bem, gerenciar o estresse e praticar exercícios físicos de forma constante. 

Resumindo? Você precisa ter um estilo de vida saudável ou todos os benefícios da suplementação serão perdidos. Tão simples quanto isso. E aí, topa?!