Descubra-se |

Hormônios, pele, ossos, digestão, coração, metabolismo e etc.

Descubra-se |
Banner principal do post Ossos fortes? Cálcio, Magnésio e Vitamina D
descubra-se

Ossos fortes? Cálcio, Magnésio e Vitamina D

Por muito tempo, você deve ter ouvido sua mãe falar "toma leite para os ossos", mas, hoje em dia, esse conceito foi atualizado e mudou bastante dentro da nutrição funcional. Na verdade, o leite animal é sim riquíssimo em cálcio, mas muito pobre em magnésio. 

Não é que você não precise do cálcio, o que você não precisa é tomar leite por causa dele. O cálcio é o nutriente mais disponível na nossa dieta e raramente é necessária a sua suplementação. 

Para garantir a manutenção da massa óssea são necessárias proporções adequadas tanto de cálcio, como também de magnésio principalmente encontradas nas folhas verdes escuras, gergelim e tahine. 
E olha que interessante, mesmo em mulheres com osteoporose nem sempre é necessário suplementar o cálcio.  O importante é o cálcio ir para o lugar certo! É o magnésio e as vitaminas D e K2 que garantem a sua fixação no osso. Inclusive, em excesso, o cálcio pode depositar-se em outros lugares, incluindo nossas artérias, o que não é nada bom para a saúde cardiovascular. E, por último, mas não menos importante, o leite animal é rico em caseína, uma proteína de difícil digestão, que em excesso pode causar inflamação silenciosa.