R$15 OFF primeira compra cupom: BEM-VINDA

Comer e Malhar |
Banner principal do post Flexível aos 40+: Missão Impossível coisa nenhuma!
Comer e Malhar

Flexível aos 40+: Missão Impossível coisa nenhuma!

Quando pensamos em saúde, normalmente focamos em dieta e exercícios, certo? Mas e a flexibilidade, como fica? Acredite, manter o corpo flexível é como dar uma forcinha extra para viver melhor e por mais tempo. A boa notícia? Isso não é coisa só de atleta ou de quem pratica ioga. Aos 40, 50, 60 e além, dá para melhorar a flexibilidade e ainda colher muitos benefícios.

Você já deve ter percebido que tarefas simples do dia-a-dia, como alcançar algo numa prateleira alta ou se abaixar para pegar alguma coisa do chão, exigem que o corpo se mova com certa agilidade. Isso é flexibilidade em ação! E ela é muito mais do que só conseguir encostar as mãos nos pés. É uma verdadeira aliada para prevenir lesões, melhorar a postura e, até, diminuir dores musculares.

Uma das grandes vantagens de ser flexível é evitar aquelas lesões inesperadas. Sabe quando você sente que fez um movimento meio brusco e algo "esticou demais"? Alongamentos regulares ajudam a prevenir isso. Eles mantêm os músculos e tendões prontos para qualquer movimento do dia-a-dia – até mesmo para aqueles que não estavam no script. Gostou? Então, aqui vai uma dica de ouro: três sessões de alongamento por semana já fazem milagres!

Outro ponto é que a flexibilidade contribui para o equilíbrio e uma postura mais ereta, especialmente se você, como muitas de nós, passa muito tempo sentada. Com a idade, ficamos mais propensas a quedas, mas alongar ajuda a manter o corpo alinhado e estável, trazendo mais confiança para se movimentar. Postura de diva, sempre!

E não é só isso: ser flexível melhora, também, nossa performance nas atividades físicas (sim, até quando a atividade é correr atrás dos filhos ou netos). Com músculos mais soltos, a gente se move com mais facilidade e sem tanto esforço, o que torna tudo mais eficiente. Além disso, quem alonga sente menos tensão muscular – adeus dores no pescoço e na lombar!

E aí, quer dar um up na sua flexibilidade? Comece com alongamentos simples e frequentes. Além disso, atividades como ioga e pilates são maravilhosas para trabalhar tanto a flexibilidade quanto a força. O segredo está na constância. E o que é melhor, qualquer idade é boa para começar!

Agora me conta: vai se alongar hoje? Seu corpo (e sua longevidade!) agradecem.